Um novo mutirão para cadastramento de pessoas com doenças crônicas (comorbidades) será realizado nesta sexta-feira (28) em Salvador. A ação visa realizar atualização e/ou cadastro dessas pessoas no sistema da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para facilitar o acesso desse público à vacina contra a Covid-19, uma vez que fazem parte do público prioritário para a imunização.
A mobilização acontece em todas as 155 unidades básicas da cidade, das 8h às 16h. É importante que, antes de comparecer a uma das unidades de saúde, o paciente consulte na plataforma digital da SMS, se seu nome já consta disponível no grupo prioritário. Caso o nome do paciente não esteja cadastrado ou o mesmo não possua acesso à plataforma, pode-se dirigir a unidade de saúde mais próxima para realizar avaliação médica.
Após identificação da comorbidade, o paciente com idade igual ou superior a 18 anos terá o nome atualizado e/ou cadastrado na plataforma digital de comorbidades da SMS. Nas duas últimas edições do mutirão, cerca de 16 mil pessoas foram cadastradas pelas equipes médicas para ter acesso às doses do imunizante.
Por: Jéssica Gomes