A Câmara Técnica da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou nesta terça-feira (5), a nona morta causada pela Dengue no estado em 2024. A vítima era moradora de Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano. Essa é a segunda morte registrada no município este ano. Os outros sete óbitos registrados aconteceram em Barra do Choça, Feira de Santana, Ibiassucê, Irecê, Jacaraci (2) e Piripá.
De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Sesab, ao todo, 122 municípios baianos estão em estado de epidemia. Outros 51 estão em risco e 34 em alerta. São 29.982 casos prováveis até o dia 2 de março de 2024, marcando um aumento de 209,3 % em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Entre as atitudes tomadas pelo Governo para conter a dengue estão a vacinação, o uso de drones para localizar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti – vetor de transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya -, aumento no uso do Ultra Baixo Volume (UBV), também conhecido como “fumacê”, mutirões de limpeza nos município com alto índice de infecção, uso de bombas costais por agentes de saúde e distribuição de 12 mil kits para os agentes de combate às endemias e fortalecimento dos estoques da assistência farmacêutica estadual.
Por: Redação