A partir da próxima terça-feira (2), o Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) passará a funcionar provisoriamente no SAC do Empreendedor, no Mercado São Miguel, na Baixa dos Sapateiros. A medida, com duração prevista de 40 dias, foi tomada para a realização da reforma da sede do Simm, no Comércio. O horário de funcionamento permanecerá das 8h às 17h.
O objetivo da medida é oferecer uma estrutura confortável ao público atendido pelo órgão, que chega atualmente a quase 500 pessoas por dia, nas modalidades presencial e on-line, e aos funcionários. De janeiro de 2022 a março de 2023, o Simm realizou 60 mil atendimentos, com o encaminhamento de 26 mil pessoas ao mercado de trabalho.
Cenário econômico – Administrado pela Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Renda do Município (Semdec), o Simm completou 17 anos em março deste ano. O serviço foi criado com objetivo de intermediar a mão de obra local, junto a iniciativa privada, com foco na oferta e procura de empregos.
Entretanto, a gestão vai além da proposta de origem. O Simm adotou um conceito mais integrado no seu sistema operacional, envolvendo os mais diversos públicos, aproximando-se mais de empregadores e trabalhadores, com objetivo de atender às necessidades e expectativas do público.
A prestação do serviço do órgão também possui um caráter dinâmico, considerando os indicadores internos e externos, relacionados ao cenário econômico mundial, suas tendências e oportunidades. “Caminhando dentro deste propósito do Simm, todas as ações promovidas levam sempre ao objetivo final de intensificar a empregabilidade no município de Salvador e, consequentemente, fomentar a economia local”, salientou a secretária Mila Paes, titular da pasta.
Qualificação profissional – Com atuação inicial em duas frentes de trabalho, o Simm disponibiliza uma equipe de profissionais capacitados para atender ao público de trabalhadores, no modo presencial e on-line, realizando os processos de recrutamento, orientação e seleção das vagas de emprego, assim como o acompanhamento dos candidatos reprovados no processo seletivo, na etapa pós-atendimento.
Do outro lado, os profissionais atendem as empresas parceiras, com o aproveitamento das vagas solicitadas. Num trabalho de sensibilização, o Simm vem estreitando o canal de comunicação com os empregadores, para que elaborem um processo seletivo inclusivo e que seja analisada a qualificação profissional no critério de escolha para preenchimento de vagas, ao invés do período de experiência em carteira de trabalho.
Treinar para Empregar – A qualificação da mão de obra se tornou o principal investimento do Simm, servindo de ação estratégica da empregabilidade. Por meio do Programa Treinar para Empregar, são ofertados gratuitamente cursos de curta duração, oficinas e palestras em diversas carreiras, sendo ministrados por parceiros e seguem conteúdos voltados para a tendência da economia e a demanda do mercado de trabalho.
O Treinar para Empregar integra os projetos Simm Prepara, Simm Mulher, pessoas com deficiência (PCD), Primeiro Emprego e 50+. Formatado com trilhas de conhecimento. tem o objetivo de preparar os alunos, aumentando a chance de ingressarem no mercado de trabalho. Realizados nos formatos remoto e presencial, nos horários da manhã, tarde e noite, os cursos viabilizam a aquisição do conhecimento, estimulam a capacidade competitiva e fortalecem o potencial profissional.
Vagas e capacitação – Na atual gestão do governo municipal, foram capacitadas 21 mil pessoas nos diversos segmentos de varejo, energia solar, logística, saúde, automotivo, construção civil, dentre outros. “Sem dúvida, a qualificação é a via adequada para contribuir com o fortalecimento da empregabilidade em Salvador e, consequentemente, pelo desenvolvimento econômico”, finalizou Maria Eduarda Lomanto.
As vagas de empregos e de cursos, oficinas e palestras são divulgadas no Instagram no @semdecsimmsalvador e o agendamento pelo site. O telefone é o (71) 3202-2016.