A fácil revenda de um celular roubado se tornou um dos principais fatores para o alto índice da subtração destes aparelhos por criminosos, e dificultar esta ação tem se tornado uma tarefa difícil para os órgãos de segurança pública. O sistema ‘Alerta Celular’, disponibilizado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia – SSP, é mais uma tentativa de dificultar essas ações.
Para cadastrar o celular no sistema, o usuário deve acessar o site alertacelular.ssp.ba.gov.br e fazer o cadastramento do IMEI – número que identifica o aparelho, desta forma, o proprietário vinculará o equipamento aos seus dados pessoais. O IMEI consta na nota fiscal, na embalagem original do celular ou pode ser consultado discando *#06# através do próprio aparelho. Com o cadastramento, caso o celular seja roubado, o proprietário poderá ativar o alerta dentro do sistema.
Após a ativação do alerta, a vítima deve registrar um boletim de ocorrência na Delegacia Digital (caso o crime não tenha violência física) ou em qualquer unidade de Polícia Civil e aguardar até ser contatado.
O proprietário terá 48 horas para registrar o boletim de ocorrência após acionar o alerta no sistema. Caso o boletim não seja registrado, o alerta será cancelado.
O Alerta Celular permitirá também que nas abordagens, policiais consigam consultar o banco de dados e verificar se o item possui algum alerta de roubo ou furto.
“O grande objetivo do sistema é facilitar a identificação de smartphones que são oriundos de crimes, interromper o ciclo da receptação. A polícia sabendo a origem ilícita do aparelho, fica muito mais fácil responsabilizar quem alimenta esse tipo de comércio ilegal”, afirmou o secretário da SSP, Ricardo Mandarino.
O Alerta Celular foi desenvolvido pela SSP através do trabalho conjunto entre as Superintendências de Gestão Integrada da Ação Policial (SIAP) e de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO), após adequação do modelo instalado em outros estados do nordeste.
Por: Redação