A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinadas a pacientes infectados com Covid-19, teve mais um aumento em Salvador. Nesta quinta-feira (9), foi registrado a ocupação de 46% dos leitos. Há apenas três dias atrás, a taxa de ocupação estava em 40%.
Em entrevista à Rádio Metrópole, o secretário municipal de Saúde, Leo Prates, justificou o aumento na taxa de ocupação sendo um remanejamento de leitos de UTI. De acordo com o secretário, os leitos de UTI Covid estão sendo destinados ao cuidado de outras doenças. “[..] seja de coronavírus, seja de AVC, seja de infarto, a minha obrigação é salvar a vida das pessoas.”, afirmou Leo Prates.
Ainda durante entrevista, Prates demostrou preocupação com o aumento de casos de infecções por H3N2 em Salvador. Segundo o secretário, já foram notificados 16 casos na cidade, a maior parte deles, em crianças. “Levem seus filhos para se vacinar contra a gripe, pois nós podemos evitar isso“, pediu.
Apesar de justificar o aumento das taxas em remanejamento, o secretário pediu para que a população para não baixe a guarda na luta contra o coronavírus. “Estamos em bandeira amarela“, disse.
Salvador está com o índice de transmissão (fator RT) do coronavírus em 0,98. Quando a taxa de transmissão atinge o valor de 1 significa que a pandemia está em aceleração.
Por: Jéssica Gomes