O teste do pezinho, exame realizado em recém-nascidos, é obrigatório em todo território nacional desde 1992. Neste Dia Nacional do Teste do Pezinho, lembrado nesta terça-feira (6), a prefeitura de Salvador reforça a importância da realização do exame, que é considerado a forma mais eficaz de diagnosticar precocemente doenças genéticas, metabólicas e infecciosas, que podem afetar o desenvolvimento de crianças.
O exame pode ser realizado em todas as unidades de saúde da capital baiana, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
O teste faz parte da triagem neonatal e é realizado através da coleta de sangue do calcanhar dos bebês. A fase classificada como melhor para realização do teste é entre o terceiro e o quinto dia de vida do recém-nascido.
Dentre as doenças mais recorrentes identificadas pelo teste estão a fibrose cística, hiperplasia congênita das supra renais, hipotireoidismo congênito, e deficiência de biotinidase. Quando detectadas logo no início da vida, podem fazer a diferença nos índices de mortalidade infantil e no desenvolvimento saudável da criança; possibilitando melhoria na qualidade de vida e o desenvolvimento físico e mental.
Por: Jéssica Gomes