21/11/2024
Quinta
Acontece hoje

Saúde e Bem-estar / Unidades móveis da Hemoba retomam cronograma semanal

Unidades móveis da Hemoba retomam cronograma semanal

Serviço retorna com algumas restrições devido pandemia do novo Coronavírus

FOTO: SECOM / GOVBA
15 de setembro de 2020 - 4 anos atrás

Nesta terça-feira (15) os hemóveis, como são conhecidos, retomam suas atividades semanais pós-pandemia. No roteiro, está a coleta no Hiper GBarbosa, na Avenida San Martin e no Shopping Ponto Alto, na Avenida São Rafael, em Salvador. As coletas serão feitas desta terça-feira (15) até sexta-feira (18), com expectativa de alcançar uma média de 60 bolsas por unidade móvel.

Segundo a coordenadora de coleta e captação da Hemoba Iara Matos, o roteiro do hemóvel terá restrições no número de pessoas por ônibus, junto com a necessidade de uma sala arejada anexa, que será cedida pelos centros comerciais, para realização da triagem.

“Voltamos, mas com todo protocolo de prevenção à covid-19, mantendo o distanciamento, usando apenas duas das quatro poltronas de coleta, com a triagem clínica fora da unidade móvel. Além do uso obrigatório de máscara e disposição de álcool em gel para todos”, esclarece.

De acordo com Fernando Araújo, diretor da Hemoba, com a suspensão dos atendimentos nas unidades móveis, ocorreu queda na coleta de bolsas. “A coleta nos hemóveis chega a representar 40% do nosso estoque. Por isso, nossa estratégia de captação durante a pandemia foi começar com o Hora Marcada, com agendamento nas 24 unidades de coleta na Bahia e montamos a coleta itinerante com o Hemoba em Casa, indo a condomínios e associações de bairro”, diz.

O atendimento para o público externo ocorrerá em horários diferente entre os centros comerciais. No Hiper GBarbosa, o atendimento ocorrerá das 8h às 17h. Já no Shopping Ponto Alto, o atendimento será das 12h às 19h.

Para realizar a doação de sangue, é necessário que o voluntário esteja em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos e estar bem alimentado. Doadores menores de 18 anos, precisam estar acompanhados de um responsável legal e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

 

Por: Jéssica Gomes

15 de setembro de 2020 - 4 anos atrás