A estação mais movimentada na capital baiana, esse ano, está diferente. O Verão, que teve início às 12h59 desta terça-feira (21), tem previsão de 30% de chuva a mais do que o esperado para a estação, que se encerra às 12h33 do dia 20 de março de 2022.
De acordo com informações do meteorologista da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Giuliano Carlos do Nascimento, a estação será marcada pelos impactos do fenômeno La Niña, somado a temperaturas altas e chuvas intensas ao longo do trimestre.
Isso por que, segundo a Codesal, apesar do La Niña ocorrer do outro lado da América do Sul, o fenômeno, que atuará com 80% de sua intensidade até enfraquecer no final de março, tem reflexo na circulação de ventos e na pressão do ar registrada no Brasil.
Ainda segundo o meteorologista da Codesal, outros sistemas poderão ocasionar maiores índices de quantidade de chuva, como por exemplo de frentes frias, Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis/VCAN, Zona de Convergência do Atlântico Sul/ZCAS e cavados.
As normais climatológicas para o período na capital baiana são de 82,5mm de chuvas em janeiro, 107,2mm em fevereiro e 156,8mm para março totalizando 346,5mm para o trimestre janeiro-março. Em 2020, choveu 412,6 mm ao longo do Verão, 19% acima da normal climatológica (346,5mm).
Por: Jéssica Gomes