04/10/2024
Sexta
Acontece hoje

Política / Vereador Marcelo Maia solicita requalificação urbana do Engenho Velho de Brotas

Vereador Marcelo Maia solicita requalificação urbana do Engenho Velho de Brotas

Em reunião com Bruno Reis, vereador apontou necessidade de melhorias na infraestrutura do bairro.

FOTO: ASCOM / CMS
12 de maio de 2021 - 3 anos atrás

Em reunião realizada com o prefeito Bruno Reis, na última semana, o vereador Marcelo Maia (PMN), solicitou ao gestor municipal a requalificação urbana do bairro do Engenho Velho de Brotas. Segundo Maia, o bairro faz parte da história de formação da cidade, permitindo acesso a grandes vias de tráfego, como as Avenidas Ogunjá e Vasco da Gama. 

De acordo com o vereador, há décadas a falta de atenção às necessidades do bairro somada ao não investimento obrigatório por parte dos poderes públicos, geraram graves e crônicos problemas na comunidade, em especial, na infraestrutura e nos equipamentos públicos, causando a degradação de calçadas, além do comprometimento da pavimentação asfáltica e da rede pluvial.

“A iluminação pública é deficitária, existe a necessidade de ordenamento em seu comércio informal, muitas escadarias necessitam de reforma e seu transporte público é altamente precário”, aponta Marcelo Maia.

O pedido de requalificação urbana no bairro inclui a construção de calçadas com equipamentos de acessibilidades, substituição da rede pluvial, implantação de canaletas de escoamento pluvial ao longo dos meios fios, modernização da iluminação pública, construção de área de lazer, arborização, nova pavimentação, sinalização de trânsito horizontal e vertical, além de substituição e implantação de abrigo de parada de ônibus. 

Sobre o Engenho Velho de Brotas 

O Engenho Velho de Brotas é um dos bairros mais populosos de Salvador. Segundo dados da Casa Civil, o bairro possui cerca de 25 mil habitantes. O bairro chama atenção pelo tamanho, mas também por sua história, afinal, foi no Engenho Velho de Brotas que o poeta Castro Alves escolheu morar.

Por falar na morada do poeta, o tão famoso Solar Boa Vista, residência de Castro Alves, fica dentro do Parque que recebe o mesmo nome, o Parque Solar Boa Vista, que possui cerca de 37 mil m² de extensão, sendo a principal área de lazer, esporte e cultura da região, apesar de sofrer com o abandono das autoridades estaduais competentes. 

A área do parque ainda conta com a Capela São João de Deus, onde já funcionou o hospital também chamado São João de Deus, o Hospital psiquiátrico Juliano Moreira, a sede da Prefeitura de Salvador, entre os anos 80, e por último, abrigando a Secretaria Municipal da Educação.

O vereador destacou ainda a grandiosidade populacional do bairro, além das suas manifestações culturais e religiosas, como o Samba Junino – Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade de Salvador, a Festa de Santa Luzia, existente há 68 anos e as comemorações ao Padroeiro Deus Menino.

“Um dos grandes diferenciais do bairro são suas comunidades altamente populosas: Vilas Viver Melhor, São Cosme, Paraiso, Dique Pequeno, Caminho de Dentro – Manguinho e Bariri; os conjuntos habitacionais, Clériston Andrade, Athenas I e II, Caravelas, Magalhaes Neto, Cesar Araújo, Solar Boa Vista, José Olímpio, Castro Alves, Edgard Santos, João Batista Caribé, Flaviano Guimarães e Remanescente Solar Boa Vista”, lista Marcelo Maia.

Por: Jéssica Gomes 

12 de maio de 2021 - 3 anos atrás