Embalado pela vitória no clássico Ba-Vi, o Vitória visita o Santos nesta segunda-feira (20), às 21h30 (de Brasília), pela 29ª rodada da Série A, em busca de um feito inédito: vencer na Vila Belmiro. Em 20 confrontos como visitante, o time baiano soma 14 derrotas e seis empates, sem nunca ter saído com os três pontos.
O último duelo entre as equipes em Santos aconteceu em 2018, quando o Peixe goleou por 5 a 2, com direito ao primeiro hat-trick da carreira de Rodrygo, então comandado por Jair Ventura, hoje técnico do próprio Vitória.
Momento e desafios
Além de tentar encerrar o tabu na Vila, o Vitória busca a primeira vitória fora de casa nesta edição do Brasileirão. O Rubro-Negro é o único time das duas principais divisões nacionais que ainda não venceu como visitante, acumulando 16 jogos sem triunfo longe de Salvador.
Com o resultado do 2 a 1 sobre o Bahia no clássico, a equipe ganhou fôlego na luta contra o rebaixamento e reduziu a diferença para o próprio Santos, primeiro time fora do Z-4, para três pontos.
O técnico Jair Ventura, no entanto, terá desfalques importantes: Renato Kayzer, Erick, Camutanga e Dudu cumprem suspensão. A boa notícia é o retorno do capitão Lucas Halter, que volta a reforçar o sistema defensivo.
A partida promete clima decisivo, com o Santos tentando se afastar da zona de perigo e o Vitória, buscando sair do Z-4 e sonhando com um resultado histórico na Vila Belmiro.