O bando de Teatro Olodum apresenta a 11ª edição do Festival de Arte Negra A Cena Ta Preta, entre os dias 6 e 10 de abril, em formato totalmente online e gratuito.
O Festival integra as comemorações pelos 30 anos de trajetória da companhia e apresenta sete espetáculos do repertório do grupo, entre montagens infantis e adultas, além de leitura dramática, mesa redonda e oficinas.
Todos os espetáculos que serão apresentados contam com a direção ou atuação de artistas do Bando de Teatro Olodum. A leitura dramática e as ações formativas também serão realizadas no ambiente virtual, através de videoconferência.
As oficinas serão: Preparação do ator/atriz, com a atriz Valdinéia Soriano e o ator Ednaldo Muniz; Música para o Teatro, com o músico e compositor Jarbas Bittencourt; Memória e Identidade, com a atriz e museóloga Cássia Vale; e Preparação Corporal (o corpo na cena), com o dançarino e coreógrafo José Carlos Arandiba (Zebrinha), artistas que compõem a coordenação colegiada do Bando de Teatro Olodum.
Integram a programação do Festival A Cena Tá Preta 2021, as montagens: Maloquêro, texto e atuação de Jhoilson de Oliveira e direção de Merry Batista; Nas Encruzas, texto e atuação de Leno Sacramento e direção de Roquildes Júnior; Se Deus fosse preto (O legado de LOID), texto e atuação de Sergio Laurentino e direção de Jean Pedro; Vi(elas), que tem atuação de Inah Irenan, texto de Leno Sacramento e direção de Leno Sacramento e Roquildes Júnior e o Recital Vozes Negras, concepção e direção de Jorge Washington e elenco formado por Luciana Sousa, Denise Correia, Fábio Santana, Shirley Silva e o violonista Mauricio Lourenço.
Completam a programação os infantis: Boquinha… E assim surgiu o mundo, texto de Lázaro Ramos e direção e atuação de Ridson Reis e Sarauzinho da Calu, vencedor do Prêmio Braskem de Melhor Espetáculo Infantil 2020, com texto e direção de Cássia Valle e grande elenco.
Os espetáculos poderão ser acompanhados através do canal do Bando no youtube.
Por: Redação