A edição deste domingo (27) do projeto Domingo no TCA terá a participação de Gilberto Gil e Geraldo Azevedo. Os músicos protagonizarão o “São João Sinfônico” (edição 2020), da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). O vídeo-concerto junino traz repertório que celebra grandes cantores nordestinos, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Sivuca.
Além de Gil e Geraldo, os músicos João Cavalcanti, Mariana Aydar, Bule-Bule e Marcelo Caldi protagonizam o São João Sinfônico. O evento será transmitido no canal do YouTube do TCA, às 11h, com exibição simultânea na televisão pela TVE Bahia.
Este registro audiovisual desperta uma memória afetiva dos festejos juninos através da música como o forró, o xote e o baião. Por isso, de Luiz Gonzaga, rei do baião, os integrantes da Osba interpretam as músicas “Sabiá”, com participação especial de Geraldo Azevedo, “Asa Branca” e “Noites Brasileiras” – esta última cantada por João Cavalcanti. “Feira de Mangaio”, do sanfoneiro paraibano Sivuca, será apresentada numa versão instrumental. Já Mariana Aydar participa cantando “Gostoso Demais”, de Dominguinhos, que também integra o repertório com a versão instrumental de “Lamento Sertanejo”.
O programa ainda conta com uma paródia da música “Esperando na Janela”, feita por Edu Krieger especialmente para o vídeo-concerto, e cantada pelo mestre Gilberto Gil. A letra aborda os tempos de isolamento e distanciamento social. O músico, repentista e escritor Bule-Bule marca presença no concerto junino recitando o cordel de sua autoria “O Brasil ainda chora a morte de Gonzagão”, e cantando “O sertão melhorou tanto que nem parece sertão” e “Coco pra São João”.
O programa Domingo no TCA é uma iniciativa do Teatro Castro Alves, Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e SecultBA, que se compromete em ampliar e diversificar seu público frequentador. Criado em 2007, o projeto possui mais de 150 edições e cerca de 200 mil espectadores.
Por: Jéssica Gomes