A Fundação Gregório de Mattos – FGM, entidade vinculada a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SECULT, abriu chamada pública para três premiações com recursos oriundos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. A fundação visa premiar propostas voltadas a manifestações culturais, produção audiovisual e linguagens artísticas. As inscrições foram abertas no dia 28 de setembro e seguem até o dia 12 de outubro nos seguintes sites: Premiação Patrimônio Cultural, Premiação Audiovisual e Premiação Linguagens Artísticas.
As propostas inscritas precisam ser inéditas ou revisadas (trabalhos já apresentados ao público, mas que receberão uma nova intervenção). Além disso, precisam ser apresentadas virtualmente, com transmissão pela internet ou disponibilizadas por meio de redes sociais ou plataformas digitais. As propostas que tiverem sua execução de modo presencial, devem atender aos protocolos sanitários municipais de prevenção ao covid-19.
Para concorrer as premiações, os proponentes devem ser residentes do município de Salvador há pelo menos dois anos, além de comprovar atuação na área cultural escolhida. Podem se inscrever nesta chamada pública as pessoas físicas (artistas, produtores e representantes de grupos culturais), microempreendedores individuais (MEI) e pessoas jurídicas de direito privado, com finalidade cultural declarada em contrato social ou estatuto social.
Segundo a FGM, estas ações visam promover alternativas para o âmbito cultural, em meio a paralisação das atividades provocada pelo novo coronavírus. Ao todo, serão 151 premiações destinadas para profissionais residentes do município de Salvador.
Por: Pedro Pinheiro