02/10/2024
Quarta
Acontece hoje

Cultura e Entretenimento / Filme baiano é premiado em festival na Espanha

Filme baiano é premiado em festival na Espanha

FOTO: Divulgação / Filme "Filho de Boi"
1 de setembro de 2020 - 4 anos atrás

O filme baiano Filho de Boi, uma produção da Plano 3 Filmes, recebeu o prêmio do Público no 23º Festival de Málaga, importante evento do circuito europeu de festivais. O prêmio foi entregue aos diretores e produtores de forma online pela atriz Mariola Fuentes (de “Carne Tremula” e “Abraços Partidos”) durante a cerimônia de encerramento, realizada no último fim de semana.

Realizado ao longo de seis meses, no município de Curaçá, norte da Bahia, Filho de Boi fala sobre o Brasil de hoje, revelando um universo de preconceito e masculinidade, onde reinventar-se é sinônimo de urgência. Na história, o personagem João tem 13 anos e vive no sertão. Seu vínculo com o pai está partido. No início da adolescência, João quer fugir desse lugar que parece não ter possibilidades para ele se encaixar. Certo dia, um pequeno circo chega na cidade e João estabelece uma amizade com o palhaço Salsicha, que o estimula a enfrentar seus medos.

A preparação de elenco do primeiro longa de ficção do diretor Haroldo Borges, contou com a super experiente Fátima Toledo (Cidade de Deus, Pixote, O Céu de Suely, Cidade Baixa, Tropa de Elite) que fez um lindo trabalho. No papel de protagonista, o estudante João Pedro Dias foi escolhido após uma grande pesquisa, onde foram entrevistados cerca de 1.500 meninos, todos de escolas públicas da zona rural da região. Completam o elenco principal os atores Luiz Carlos Vasconcelos (“Abril Despedaçado”, “Baile Perfumado”, “Carandiru”) e Vinicius Bustani, revelação do teatro baiano (“Hamlet”, “Criança Ferida”). Também fazem parte do elenco Jonas Laborda e Wilma Macedo, artistas de circo do interior da Bahia. Ambos protagonizaram o premiado documentário Jonas e o Circo sem Lona, projeto anterior da Plano 3 Filmes.

Filho de Boi teve sua estreia mundial no Busan Internatinal Film Festival, na Coreia do Sul. Durante a etapa de montagem, o filme foi premiado em sessões work in progress na Espanha e também no México. Recebeu entre outros, o Prêmio Film4Climate, entregue pelo Banco Mundial ao projeto melhor alinhado com as metas de desenvolvimento da ONU. Sua estreia no Brasil deverá acontecer no primeiro semestre de 2021.

Por: Redação

1 de setembro de 2020 - 4 anos atrás