O Samba Junino do Engenho Velho de Brotas apresenta a live “Arraiá É No Engenho” com diversos artistas e bandas do segmento. O movimento popular que costumava encher as ruas de algumas comunidades de Salvador, este ano será comemorado de forma virtual, por conta das medidas de contenção à pandemia do novo coronavírus. A transmissão do show acontece neste sábado (19) às 19h com as apresentações das bandas Samba Comunidade, Samba Trator, Samba da Bikeira e Samba Chile, além de diversos convidados; Samba Neguinho, Jorge Fogueirão, Gu Samba Jake e Valdir Samba do Morro. A transmição será através do youtube. Clique aqui para assistir.
As ações em comemoração ao Samba Junino estão sendo organizadas pelos vereadores Marcelo Maia e Geraldo Júnior, deputado estadual Pedro Tavares, além dos grupos ‘A Voz de Brotas’ e as associações Vila Viver Melhor, Caminho de Dentro do Manguinho, Vila Paraíso e Sta Luzia.
Um dos organizadores, o vereador Marcelo Maia destacou a importância de se manter viva a tradição do Samba Junino.
“O Samba Junino já nasceu grande porque faz parte dessa cultura raiz que vem dos terreiros e que o Engenho Velho de Brotas cultua com muita propriedade e sabedoria. Essa tradição não pode morrer e não vai morrer, pois é patrimônio imaterial de Salvador”.
Sobre o Samba Junino
O Samba Junino é uma manifestação cultural surgida em comunidades de Salvador na década de 1970. Se tratando de um subgênero do tradicional samba brasileiro. As festividades deste segmento acontecem sempre no período junino e movimentam as ruas de bairros como o Engenho Velho de Brotas, Engenho Velho da Federação, Federação, Fazenda Garcia, Tororó e Nordeste de Amaralina.
Desde 2018, através do decreto nº 29.489, o Samba Junino foi declarado Patrimônio Cultural de Salvador. Também é reconhecido por ter gerado outros estilos musicais famosos, a exemplo do pagode baiano.
Por: Pedro Pinheiro