10/10/2024
Quinta
Acontece hoje

Tititi / Maju Coutinho sobre rotulação de sofredora, batalhadora e vencedora: ‘é preciso tomar cuidado’

Maju Coutinho sobre rotulação de sofredora, batalhadora e vencedora: ‘é preciso tomar cuidado’

Apresentadora falou sobre sua infância e sobre a identificação de outras mulheres com ela; confira

FOTO: Fabio Rocha
13 de abril de 2021 - 3 anos atrás

Apresentadora do Jornal Hoje, Maria Júlia Coutinho, ou Maju, como é conhecida, cresceu na Vila Matilde, Zona Leste de São Paulo, em uma família de classe média baixa. Filha de professores, Maju diz ter tido uma infância boa. “Tive uma infância normal, boa, com comida em casa, estudei em escola particular, viajei”, conta a apresentadora.

Para Maju é preciso ter cuidado com os rótulos de sofredora, batalhadora e vencedora. “É uma armadilha, em dois sentidos. Primeiro porque você vende que só podemos sair de uma condição, e não é verdade, apesar de ainda sermos maioria nas classes pobres. Depois, porque vende a questão da meritocracia: se a Maju conseguiu todas conseguem. Mas eu já saí de um patamar distante de outras meninas negras. O que não significa que elas não possam chegar, mas talvez tenham um caminho mais duro”. 

A apresentadora que foi alvo de ataques racistas em 2015, falou sobre o carinho que recebe das fãs, que enviam fotos, mostrando seus cabelos parecidos com o dela. “É um impacto muito bacana. Já valeu a vinda”. 

Por: Jéssica Gomes

13 de abril de 2021 - 3 anos atrás