O dia municipal do planejamento família, 18 de maio, foi comemorado nesta quarta-feira (22), em Sessão Especial, proposta pelo vereador Marcelo Maia (DC), na Câmara Municipal de Salvador (CMS). O evento teve como foco principal chamar a atenção do poder público para a construção de políticas voltadas ao tema no município.
O Planejamento Famíliar é um conjunto de ações com grande importância para ajudar a mulher, o homem ou o casal a planejar ou controlar o nascimento de seus filhos, bem como o intervalo entre gestações e conciliar tudo isso de acordo com seus princípios, necessidades e possibilidades.
“O planejamento é a base para o sucesso em qualquer área da nossa vida. Todos devem ter a oportunidade de planejar a sua família, por isso, buscamos parcerias com órgãos, instituições e empresas, promovemos campanhas, ações e outros eventos com o objetivo de divulgar, esclarecer e estimular cada vez mais a realização do planejamento familiar, orientando e conscientizando as pessoas a respeito da gravidez e da instituição familiar, gerando resultados e impactos positivos na sociedade”, explica o vereador.
A data que celebra o dia do Planejamento Famíliar passou a integrar o calendário oficial do município em 2022, sendo celebrada anualmente no dia 18 de maio, aniversário do cientista e médico baiano Elsimar Coutinho, através de uma proposição de Marcelo Maia.
Marcelo complementa ainda que o planejamento familiar se faz necessário não somente na prevenção da gravidez indesejada, como também no combate ao desenvolvimento de doenças que resultam em consequências gravíssimas.
“As pessoas têm o direito de decidir se terão ou não filhos, e o Estado tem o dever de oferecer acesso a recursos informativos, educacionais, técnicos e científicos que assegurem a prática do planejamento familiar, um direito garantido pela Constituição Federal do país”, reforça Maia.
Além da Sessão Especial, o edil participou ainda de uma celebração, na ultima terça-feira (21), no Instituto Ceparh, localizado no bairro da Federação.
Por: Pedro Pinheiro