Com a programação especial “Arraiá é no Engenho”, o clima de São João já tomou conta do bairro do Engenho Velho de Brotas. Trazendo muita música e alegria para as comunidades locais, a iniciativa é fruto de uma parceria entre o Projeto Bairro Cultural, Grupo A Voz de Brotas e conta ainda com o apoio do vereador Marcelo Maia (PMN).
O edil explica que essa é uma forma de promover o Samba Junino, ritmo oriundo das matrizes africanas e patrimônio imaterial da cidade de Salvador, e dar maior visibilidade aos artistas locais. “Me reuni com os grupos ainda no mês passado e juntos montamos uma programação especial para que as pessoas que não irão viajar possam curtir o São João. Além disso, queremos valorizar os artistas soteropolitanos dando oportunidade e prioridade para eles, fomentando também o samba junino, um ritmo que é patrimônio imaterial da nossa cidade e que é tão carregado de história e ancestralidade”, explica Maia.
O vereador ressalta ainda que eventos com esse perfil são capazes de gerar empregos temporários e movimentar a economia local. “Quando temos festividades com esse perfil no bairro é uma oportunidade para que os moradores possam montar sua barraquinha, vender comidas típicas, o espetinho, a água e com isso ter uma renda e movimentar o comércio local. Além de ser uma forma de criar laços entre as famílias e vizinhos que se juntam para curtir a festa”, contou.
As apresentações irão ocorrer durante todos os finais de semana do mês de junho distribuídas nas regiões da Rua Chile, Vila Viver Melhor, Vila Paraíso, Bariri, Dique Pequeno, Manguinho, Cocada e nos dias 23 e 24 exclusivamente no final de linha do Engenho Velho de Brotas. No dia 25 de junho acontece ainda o “Carnaval Junino”, onde cerca de 14 bandas de Samba Junino irão dar a volta no Dique do Tororó, promovendo um verdadeiro carnaval fora de época.