27/05/2022
Sexta
Acontece hoje

Cultura e Entretenimento / Natal Salvador: Campo Grande tem decoração natalina especial e inclusiva

Natal Salvador: Campo Grande tem decoração natalina especial e inclusiva

Vítimas da Covid-19 e profissionais de saúde ganham homenagem no espaço, que estará aberto ao público mediante agendamento até 6 de janeiro de 2022

FOTO: SECOM PMS
24 de novembro de 2021 - 6 meses atrás

Uma ampla estrutura com catedral composta por vitrais, árvore de Natal, Casa do Papai Noel, presépio gigante e vila natalina tomaram conta da praça do Campo Grande na noite da última terça-feira (23). Palco principal do Natal Salvador, o local contará com 45 dias de programação, reunindo opções de lazer para o público de todas as idades.

A decoração natalina do Campo Grande poderá ser visitada até o dia 6 de janeiro, sempre de 18h às 22h, mediante agendamento no link natal.salvador.ba.gov.br . O site disponibiliza cinco horários (18h, 19h, 20h, 21h e 22h), e o limite é de duas mil pessoas para cada sessão. O tempo de permanência por pessoa na praça é de até 50 minutos.

Acessibilidade – O site de agendamento foi redesenhado e está totalmente focado em atender também às pessoas com deficiência. Além disso, a Praça do Campo Grande passa a contar com monitores para dar auxílio ao deslocamento dos cegos, peças com descritivos em braile, além de equipe treinada em libras.

Catedral – Inspirada nos castelos de cristais com composições em azulejos presente nos painéis das igrejas da Bahia, a Catedral “Luz Para Recomeçar” traz recortes de vitrais com imagens natalinas. O túnel tem nove metros de altura e 87 metros de extensão, todo coberto com micro lâmpadas de LED branco. Placas de madeira com estampas de azulejarias azul desenhadas à mão complementam a obra de arte.

Durante o percurso do túnel, os visitantes se deparam com três boulevards compostos de imagens e grandes lustres de cristais com iluminação especial. A caminhada pela catedral é embalada por uma trilha sonora composta por 20 canções que sincronizam as 250 mil microlâmpadas que preenchem o teto e as laterais da estrutura até o chão.

Casa do Papai Noel – Já a Casa do Papai Noel é transparente com luzes natalinas e oferece a experiência de presenciar, através das janelas e portas de vidro, o cotidiano da vida do Bom Velhinho. O imóvel é dividido em dez ambientes: varanda, sala de estar, sala do trono, sala de música, escritório, quarto, banheiro, sala de jantar, cozinha e quintal, além de trenó estacionado na garagem.

O encanto está nos detalhes e na iluminação especial de cada ambiente. A varanda de entrada é decorada com bonecos de barro, árvores e um presépio com pintura fina e detalhes dourados. A sala de estar, por sua vez, é composta por uma lareira, poltronas douradas e o tapete. Na sala do trono está uma árvore com três metros de altura e um grande trono vermelho acolchoado.

Já na sala de jantar a mesa é recheada por comidas típicas de natal, frutas, pães, pratos, talheres, flores, toalha fina, cadeiras estofadas e lustre de cristal, enquanto que a cozinha é completa com fogão, geladeira, pia e utensílios domésticos. E como uma casa do Papai Noel merece, um forno antigo a lenha e a chaminé completam o centro da copa-cozinha.

A sala de música é preenchida com um piano e outros instrumentos. Logo ao lado está o escritório todo ambientado com móveis e objetos antigos e, em seguida, está o quarto decorado com mobiliário de época, roupas de cama com detalhes vermelhos, cortinas e quadros com fotos de lembranças do Bom Velhinho.

Tem até um banheiro com tons dourado e branco com banheira, chuveiro e armários e um quintal com uma plantação de pinheiros verdes. Com toques cinematográficos, a Casa do Papai Noel é inovadora e traz todos os detalhes realistas que encantam todos que a conhecem.

Presépio – O presépio, principal símbolo do Natal, é todo construído artesanalmente. José, Maria, o menino Jesus, os magos e todos os animais presentes são esculturas em eco isolador com revestimento de serragem natural e aplicação de microlâmpadas de LED dourada.

Os personagens medem 80 centímetros a 2,50 metros de altura e ficam presentes em um estábulo confeccionado de madeira envelhecida e palhoça. No alto do telhado, uma estrela de Belém e um anjo anunciam o nascimento do menino Jesus.

Todo o presépio fica em um elevado de 70 cm que ocupa uma área de 120m², com pintura rústica de barro e areia, representando o deserto e trazendo elementos da época do nascimento de Cristo. A iluminação foi projetada de forma especial para salientar o foco de luz em cada peça e também destacar a ambiência dourada na paisagem geral da Praça do Campo Grande.

Vila – A Vila Natalina é um espaço composto por 10 barraquinhas que mesclam entre artigos de artesanato típicos do período em diferentes materiais, santeiros e expositores de entidades sociais. Toda estrutura é construída de madeira com pintura verde e portas com detalhes em vermelho.

Árvore – Uma árvore lúdica e interativa com 24 metros de altura chama atenção entre os diversos atrativos espalhados na Praça do Campo Grande. O ornamento possui 24 janelas de madeira com pintura dourada e iluminação especial. Entre essas janelas, há bolas de natal de LED, fitas de presentes iluminadas e pisca-pisca com sincronia com uma trilha sonora tocada.

A base da árvore é circulada com paredes de madeira com quatro portas grandes e 16 janelas embutidas que têm TVs para exibição de imagens de pessoas interagindo. Com isso, a ideia é simbolizar que a árvore da vida.

Nichos – Simples lanternas se transformam em nichos de memórias de Natal. São quatro cenários instagramáveis, ricos em detalhes e montados dentro de lanternas gigantes, cada uma delas com quatro metros de altura.

Esses espaços são confeccionados de metalon com aplicação de painéis de madeiras, recortes vazados nas laterais e proteção de acrílico cristal. Renas no jardim, caixas de correios com árvore, sala dos presentes e doces das Mamãe Noel são os temas das decorações internas de cada nicho. Os locais contam, ainda, com um perfume especial, e a iluminação é projetada para destacar cada detalhe. Uma peça única e instagramável, linda para as fotos.

Homenagem – Como forma de homenagear todos os profissionais de saúde que se dedicam na linha da frente do combate à pandemia e na vacinação contra a Covid-19, a decoração especial do Campo Grande traz uma outra peça instagramável formada por caixas luminosas e avatares que representam os profissionais de saúde. A peça pretende levar à reflexão sobre o trabalho que milhares de profissionais de saúde desenvolveram durante este período de crise sanitária.

Memorial das estrelas – Esse espaço é em memória a todas as vítimas da Covid-19 no qual cada luzinha e cristal presente homenageia aqueles que morreram em função da doença. Trata-se de uma experiência sensorial e emocionante para qualquer visitante, em um ambiente confeccionado com estrutura de metalon e revestido de material translúcido, tendo teto e paredes forradas de luzes de Natal e cortinas de cristais. Os visitantes passam por uma ponte branca ao som de uma trilha sonora calma e um perfume suave que toma conta do ambiente.

Por: Redação
24 de novembro de 2021 - 6 meses atrás