O surfista Ítalo Ferreira conquistou na madrugada desta terça-feira (27), o primeiro ouro do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio 2020. A decisão foi disputada na praia de Tsurigasaki, contra o japonês Kanoa Igarashi, que eliminou Gabriel Medina na semifinal
A busca pelo ouro olímpico começou com bastante drama para o brasileiro. Logo na sua primeira onda, a prancha de Ítalo quebrou ao meio. O surfista precisou trocar pelo equipamento reserva para continuar a competição. Mas nada que tirasse o foco do potiguar, que entrou no mar decidido a levar essa medalha.
Ítalo superou Igarashi com sobras, após enfileirar boas manobras e conseguir três boas notas, o suficiente para abrir uma diferença do japonês e garantir o primeiro ouro da história do surfe nas Olimpíadas. No somatório final, 15,14 do brasileiro contra 6,60 do rival.
Com a conquista do ouro, Ítalo consegue um feito e tanto. Campeão mundial de surfe em 2019, o potiguar de Baía Formosa, no Rio Grande do Norte, agora é também campeão olímpico.
Por: Jéssica Gomes