Soteropolitanos poderão efetuar diversos serviços eleitorais nas Prefeituras-Bairro da cidade, a exemplo de cadastramentos e consultas. A Prefeitura de Salvador firmou uma parceria com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) para a realização da iniciativa, que terá início em três unidades administrativas: Subúrbio, Valéria e Cidade Baixa.
O termo de cooperação técnica foi assinado pelo prefeito Bruno Reis e pelo presidente do TRE baiano, o desembargador Roberto Maynard Frank, na sede do TRE, no Centro Administrativo da Bahia, na noite desta sexta-feira (28). As prefeituras-bairro ofertarão serviços de natureza jurisdicional, no âmbito da Justiça Eleitoral, voltados para a realização de consulta processual, atos processuais – como depoimentos de partes, de testemunhas e de outros colaboradores da justiça – por sistema de videoconferência, bem como o atendimento por meio do Balcão Virtual, independentemente da origem do processo.
“Agora, o cidadão que mora mais distante do centro de Salvador poderá se deslocar, de início, para as prefeituras-bairro do Subúrbio, Valéria e Cidade Baixa para realizar serviços, desde atualização cadastral, como também a participação em audiências, revisão de seus dados processuais”, destacou Bruno Reis.
O gestor acrescentou ainda que a parceria entre a administração municipal e a Corte baiana trará mais inclusão digital, dando mais comodidade para a população na busca pelos serviços públicos.
O desembargador Roberto Maynard Frank afirmou, na ocasião, que quase duas milhões de pessoas estão aptas a votar na capital baiana. “Instituiremos pontos de inclusão digital onde o eleitorado soteropolitano poderá se dirigir até esses espaços, consultar andamentos processuais, realizar audiências, bem como obter outras informações que sejam de interesse e voltadas ao TRE”, disse.