A Prefeitura de Salvador anunciou novas medidas que entrarão em vigor nos próximos dias na capital baiana, entre elas, a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção para pessoas que estiverem nas ruas. O anuncio foi feito nesta sexta-feira (17) pelo prefeito ACM Neto durante a inauguração da Unidade de Acolhimento Institucional (UAI) do Largo de Roma, no bairro da Calçada. O prefeito ressaltou que haverá aplicação de multas em alguns casos.
“Vamos fazer blitz da máscara. A Transalvador, como faz com alcoolemia, vai definir locais da cidade e parar carros. Quem estiver com passageiro sem máscara será multado administrativamente. Mandarei um projeto de lei na segunda-feira que será aprovado pela Câmara, espero, em regime de urgência, instituindo a multa administrativa para todas as pessoas no carro sem máscara”, disse.
Além das medidas citadas, o prefeito anunciou a prorrogação dos decretos que suspendem as atividades de shoppings centers e estabelecimentos comerciais, além das interdições de praias e clubes sociais, pelo menos, até o dia 4 de maio.
“Estamos publicando no Diário Oficial do Município a prorrogação dos decretos que determinam a suspensão das atividades dos shoppings centers e demais estabelecimentos correlatos, suspensão do funcionamento de clubes sociais e esportivos, interdição das praias para uso da população e proibição absoluta de comércio nas praias, além da suspensão das atividades de estabelecimentos caracterizados como comércios de rua com espaço acima de 200 metros, ressalvadas algumas exceções”, explicou o prefeito.
O prefeito também determinou que empresas deverão fornecer máscaras de proteção para os seus funcionários.
“Não estamos ampliando o fechamento de comércio, não estamos obrigando ou impedindo as pessoas de irem à rua, tenho feito apelo para ficar em casa, mas não posso nem vou obrigar, a menos que haja determinação técnica. Mas podemos impor que qualquer ambiente de trabalho, para não ser interditado, adote o uso da máscara. Todos terão que usar máscara. Ambiente detectado sem máscara, vamos interditar”, disse o prefeito.