05/11/2024
Terça
Acontece hoje

Noticias / Salvador empossa 120 conselheiros tutelares nesta quarta (10)

Salvador empossa 120 conselheiros tutelares nesta quarta (10)

Novos membros serão distribuídos entre os 24 Conselhos Tutelares de Salvador, ainda este mês

FOTO: LUCAS MOURA/ SECOM
10 de janeiro de 2024 - 10 meses atrás

Eleitos em outubro de 2023, os 120 novos conselheiros tutelares de Salvador, que irão atuar no quadriênio 2024/2028, foram empossados na manhã desta quarta-feira (10), em uma cerimônia realizada pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). O evento ocorreu no auditório do Centro de Cultura Cristã da Bahia (Cecba), no Costa Azul.

A partir deste mês, os novos membros serão distribuídos entre os 24 Conselhos Tutelares de Salvador, que são divididos por território e área de abrangência composta por um grupo de bairros. Cada sede do Conselho terá cinco conselheiros vinculados para atuação colegiada.

A vice-prefeita e secretária da Saúde de Salvador, Ana Paula Matos, esteve presente na cerimônia e parabenizou os novos conselheiros. “É agora que começa de fato a missão de vocês. Enquanto rede de garantias de direitos, vocês irão nos ajudar a construir políticas públicas, dando prioridade absoluta para as crianças e adolescentes da nossa cidade”, disse a gestora.

Titular da SPMJ, a secretária Fernanda Lordêllo destacou a missão dos conselheiros dentro das comunidades soteropolitanas. “Vocês passam a ser referência de proteção à criança e ao adolescente dentro do território, dentro da comunidade de vocês, por isso temos que reforçar também a importância e papel fundamental da atuação individual de cada um de vocês de forma suprapartidária, pois temos o papel e responsabilidade com os direitos humanos de forma integral”, ressaltou.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Salvador (CMDCA), Leu Brasil, externou gratidão ao processo de eleição. “É importante que tenhamos nos Conselhos Tutelares pessoas comprometidas com a causa, com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e que realmente queiram desenvolver um trabalho com emoção em prol das nossas crianças e adolescentes”, explicou.

Por fim, Leu Brasil falou ainda sobre a emoção do momento e desejou sorte aos novos conselheiros da cidade. “Esse é um momento muito feliz. Há um tempo atrás eu estava também tomando posse como conselheiro e hoje é um prazer estar aqui prestigiando essas pessoas. Desejo sorte na jornada e na atuação de cada um”, finalizou.

Também estiveram presentes na cerimônia de posse a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), Mariana Porto; a defensora Pública da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA), Laissa Rocha; a presidente da Comissão Organizadora do Processo de Escolha, Vera Guimarães, além de vereadores e demais representantes do poder público.

Conselho Tutelar – O Conselho Tutelar é um órgão público permanente, autônomo e não jurisdicional que representa a sociedade na missão de proteger e defender crianças e adolescentes que tiveram direitos violados ou que estão em situação de risco. O órgão é fundamental para ajudar no enfrentamento à negligência, violência e exploração sexual.

Segundo a Lei 8.069, de 13 de julho de 1990, o conselheiro tutelar atende crianças e adolescentes vulneráveis à situação de terem os seus direitos violados. Além disso, também é papel do conselheiro atender e aconselhar os pais ou responsáveis dessas crianças e adolescentes. A partir do atendimento, o profissional aplica as medidas de proteção.

Por: Redação
Fonte: Secom/PMS
10 de janeiro de 2024 - 10 meses atrás