A prefeitura de Salvador inaugurou nesta quinta-feira (27), um monumento em homenagem a Maria Felipa, uma das heroínas da Independência do Brasil na Bahia. A celebração ocorreu na praça Cairu, no Comércio, e contou com a presença do prefeito Bruno Reis, sua vice, Ana Paula Matos, dentre outras autoridades municipais.
Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Bruno Reis ressaltou a coragem e força de Maria Felipa e das mulheres negras baianas. “Esse monumento é um reconhecimento ao exemplo de coragem e de força da mulher negra baiana. Representa a principal homenagem que Maria Felipa recebe em Salvador nesses 200 anos. A resistência de Maria Felipa, expulsando definitivamente os portugueses do solo baiano, será para sempre lembrada. Se hoje vivemos uma democracia e alcançamos tantas conquistas, deve-se a esse movimento de resistência”, disse.
O monumento fecha o cronograma da prefeitura de Salvador em celebração aos 200 anos da Independência na Bahia. A escultura, que mede cerca de três metros é assinada pela artista plástica Nádia Taquary.
Por: Jéssica Gomes