04/10/2024
Sexta
Acontece hoje

Política / Salvador poderá ter 1,5 mil candidatos a vereador em 2020

Salvador poderá ter 1,5 mil candidatos a vereador em 2020

Se aprovadas pela Justiça Eleitoral, número de candidaturas terá alta de 36,3% a mais do que em 2016

FOTO: Reprodução / Web
23 de setembro de 2020 - 4 anos atrás

Foram lançadas pelas coligações da campanha eleitoral 2020 a candidatura de 1.544 candidatos a vereador em Salvador. Se todas essas candidaturas forem aprovadas pela Justiça Eleitoral, a capital baiana terá um aumento de cerca de 36,3% no número de candidatos, em comparação com a eleição de 2016, que contou com 984 candidatos na disputa por uma das 43 cadeiras do legislativo municipal. Segundo levantamento feito pelo G1, dos 1.544 candidatos definidos, 1.029 são homens (66,7%) e 515 (33,3%) são mulheres.

De acordo com especialistas, esse aumento de candidaturas para o cargo de vereador tem dois principais motivos:

  • o fim das coligações para vereadores, uma vez que partidos pequenos devem lançar candidatos a prefeito, com intuito de aumentar as candidaturas para vereador;
  • maior rigor da cláusula de barreiras em 2022, pois os partidos já vem se preparando para lançar candidaturas mais fortes para a Câmara dos Deputados.

“É o principal motivo [do aumento no número de candidatos] é o fim das coligações proporcionais. Os partidos podiam fazer alianças para as eleições de vereadores e formar uma chapa única. Essa coligação tinha um limite, aqui em Salvador, de no máximo 86 candidatos. Então, você pegava oito, nove partidos e eles juntos podiam lançar no máximo 86 candidatos, mas com o fim das coligações, agora, cada partido isolado pode lançar até 65”, declarou Jaime Barreiros, analista do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

A reparação da reforma eleitoral, que trata sobre o fim das coligações em eleição proporcional, foi publicada em 2017 pelo Congresso. Com essa reparação, o candidato a vereador, por exemplo, só poderá participar da disputa pelo partido que está associado (não tendo a formação de coligação, como em eleições anteriores).

“Quanto mais candidatos o partido tiver, melhor para o partido. O partido conquista o número de cadeiras [na Câmara de Vereadores] a depender do número de votos que ele consiga. É aquela história, se o partido tem muito candidatos, a possibilidade dele ter mais votos é maior, e quanto mais votos ele tiver no conjunto de candidatos, ele consegue mais cadeiras”, explicou o analista.

 

Por: Jéssica Gomes

 

23 de setembro de 2020 - 4 anos atrás