10/10/2024
Quinta
Acontece hoje

Cultura e Entretenimento / Sem tradicional lavagem, manifestação de fé ao Senhor do Bonfim ganha versão virtual em 2022

Sem tradicional lavagem, manifestação de fé ao Senhor do Bonfim ganha versão virtual em 2022

Ritual de lavar as escadarias também foi suspenso; confira a programação

FOTO: Bruno Concha/ Secom
12 de janeiro de 2022 - 3 anos atrás

Mesmo com o cancelamento da tradicional Lavagem do Bonfim, devido ao aumento do número de casos de Covid-19 e do vírus da gripe H3N2, baianos e turistas poderão professar a fé em Senhor do Bonfim sem ter que ir à Colina Sagrada. Nesta quinta-feira (13), dia em que ocorreria o tradicional cortejo na Cidade Baixa, não haverá a Caminhada “Lavagem de Corpo e Alma”.

Pelo segundo ano seguido, o ritual de lavar as escadarias também foi suspenso, assim como todas as atividades presenciais entre as basílicas da Conceição da Praia e do Bonfim. Porém, as homenagens estão garantidas, de forma virtual.

Para garantir que os fiéis possam prestar homenagens e louvores, a Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim adaptou a programação festiva, seguindo os protocolos de segurança. Neste ano, haverá uma homenagem póstuma aos mais de 620 mil mortos pela Covid-19 no Brasil, além da mensagem e bênção do padre Edson Menezes, reitor da Basílica, que será transmitida pelas redes sociais da Basílica e pelo site santuariosenhordobonfim.com, às 10h30. A igreja só será aberta às 18h, para a missa da novena.

Além disso, para manter viva a tradição, de maneira adaptada aos cuidados sanitários exigidos neste momento, ocorrerá ainda a Caminhada Virtual do Bonfim – Quem tem fé vai a pé, onde estiver. Os participantes são convidados a praticar um gesto de solidariedade adquirindo uma camisa, no valor de R$33, a ser revertida ao projeto Bom Samaritano, desenvolvido pela própria Basílica do Bonfim. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.lessclick.com.br .

O padre Edson Menezes falou sobre a importância de manter a fé viva, mesmo sem a tradicional procissão, respeitando a preservação da vida diante das condições sanitárias do momento. “Eu tenho pensado e agradecido a Deus por ter nos inspirado a tomar essa decisão. Vendo agora o jeito que as coisas estão, observamos que foi uma ação assertiva. A característica da festa em 2022 deve ser voltada, basicamente, para oração. O momento é de orar e pedir proteção ao Nosso Senhor do Bonfim”, afirmou.

Novena – A novena, iniciada no dia 8, segue até o sábado (15), com transmissão ao vivo através das redes sociais da Basílica, às 19h. As reflexões têm como tema Papa Francisco, Vigário do Amado Jesus, Senhor do Bonfim, convida-nos a participar da vida da Igreja e da sua Missão, e o lema: Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão.

No domingo (16), no dia da Festa do Senhor do Bonfim, a programação terá início com o repique dos sinos da Basílica, às 5h. Às 10h30, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, o Cardeal Sérgio da Rocha, presidirá a Missa Solene e ao final da celebração concederá a Bênção Apostólica com Indulgência Plenária.

Durante todo o dia, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim ficará exposta na frente da Basílica. Para encerrar a programação, às 18h, acontecerá um momento de oração pela contenção da atual pandemia, da violência e de outros males da atualidade.

Por: Redação
Fonte: Ascom/PMS
12 de janeiro de 2022 - 3 anos atrás