O Terminal Marítimo de São Tomé é o principal meio de transporte que faz ligação com a Ilha de Maré, que faz parte do arquipélago da Baía de Todos-os-Santos e pertence a capital baiana. No entanto, apesar da sua importância, o terminal se encontra em estado de deterioração. Os usuários do serviço precisam entrar no mar para chegar até os barcos que fazem a travessia.
O deputado estadual Marcelino Galo (PT) solicitou, através de uma indicação apresentada na Assembleia Legislativa e endereçada ao Governo do Estado, a recuperação e requalificação do Terminal Marítimo. No documento, também enviado ao secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, o petista detalha as condições atuais do equipamento e os problemas que acarretam para a população.
“Para se deslocar até a referida ilha, estudantes, moradores, comerciantes da região precisam pegar um dos barcos no referido terminal em São Tomé, único meio de transporte regular para o local. No entanto, o aludido terminal marítimo encontra-se, lamentavelmente, em péssimo estado de conservação, o que dificulta e muito a vida dos cidadãos e cidadãs que precisam se deslocar percorrendo esse trecho diariamente”. Diz Marcelino Galo.